Rafaella Malta | Post Formats

No próximo semestre, o Ciranda oferecerá 15 encontros na Disciplina Transversal: “Tópicos em Direitos Humanos – Perspectivas Contemporâneas C – Experiências de (in)justiça e o diálogo: construindo pontes por meio da justiça restaurativa” (Código UNI189).

O que será abordado na disciplina?

A disciplina, a ser ministrada pelo Prof. Fernando Jayme e pelas pesquisadoras e facilitadoras de diálogo Elisa Tamantini e Rafaella Malta, trabalhará sobre a justiça restaurativa enquanto método adequado de resolução/transformação de conflitos. A disciplina será estruturada em círculos, com abordagem teórico-prática, e versará os tópicos: Comparação entre os modelos retributivo e restaurativo de justiça; noções fundamentais de justiça restaurativa; comunicação não-violenta; transformação de conflitos e círculos restaurativos.

Como e onde serão as aulas?

A disciplina agora possui carga horária de 45h e será realizada nas terças-feiras, das 16h às 18h30, a partir do dia 10/03/2020. As aulas serão na sala (a definir), do Ed. Villas-Bôas (vulgo Prédio da Pós-Graduação), na Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG – localizada na Av. João Pinheiro, n. 100, Centro, BH/MG.

Matrículas na disciplina transversal em DH de Justiça Restaurativa

Serão disponibilizadas 20 vagas para alunos da graduação, 5 vagas para alunos da pós-graduação e 5 vagas de “isolada” para o público externo.

O cronograma com as datas para realização das matrículas pode ser encontrado no endereço:

Para o público externo à universidade que deseja cursar a disciplina, o único pré-requisito para cursar a disciplina é ter o ensino médio completo. Caso aceito o requerimento do aluno externo na modalidade “isolada”, será requisitado o comprovante de pagamento da taxa de matrícula no valor de R$ 194,57– destacamos que a taxa que só deve ser paga se sua matrícula for dada como aceita!

Dúvidas quanto a matrícula podem ser tiradas na Secretaria das Formações Transversais ((31) 3409-6433 , (31) 3409-6590).