O Ciranda oferece recorrentemente Oficinas de Comunicação não Violenta, com duração média de 4 horas. Nos últimos anos, foram ministradas diversas oficinas para universidades, escolas, servidores públicos, recuperandos da APAC, agentes socioeducativos, agentes da saúde, educação, assistência, guarda municipal, dentre outros.

Nas oficinas os participantes são apresentados a uma introdução teórica sobre comunicação não violenta e desenvolvem exercícios práticos para que possam elaborar suas observações sem julgamentos, se responsabilizar pelos seus sentimentos e atos, formular um pedido que contenha suas necessidades de forma específica, clara e honesta, bem como treinar a escuta ativa e empática. O objetivo do curso é contribuir para a transformação de conflitos, para o desenvolvimento do diálogo nas relações interpessoais, o respeito ao outro e alteridade.

O que é CNV?

A comunicação não-violenta (CNV) é uma técnica que auxilia a comunicação compassiva e o exercício de escuta ativa, qualificando a inter-relação da comunidade de falantes. Criada por Marshall Rosenberg, psicólogo norte-americano fundador do Center for Nonviolent Communication (CNVC, Centro de Comunicação Não Violenta), a CNV é reconhecida no mundo todo como uma forma prática e eficiente de melhorar as relações pessoais e transformar conflitos por meio do desenvolvimento de expressão autêntica e honesta com uma escuta profunda e empática.

Como faço para participar de e/ou encomendar Oficinas?

Ao longo do ano disponibilizaremos oficinas abertas ao público em geral.

Confira na nossa página do Sympla se há alguma oficina com inscrições abertas: CLIQUE AQUI .

Caso você represente um grupo ou uma instituição e deseja nos encomendar uma oficina personalizada para as suas necessidades entre em contato conosco pelo e-mail ciranda@direito.ufmg.br .