Acreditando nas potencialidades do ambiente escolar, local de convivência contínua e de intensas trocas, o Ciranda vê na atuação nas Escolas uma grande oportunidade de difusão de uma Cultura de Paz. O Ciranda vem construindo, junto às comunidades escolares, novos paradigmas relacionais, seja por meio da transformação da visão sobre os conflitos escolares, seja por meio da harmonização e aperfeiçoamento das formas de comunicação entre os membros da comunidade escolar.

Essas transformações permitem que a escola se torne um ambiente mais dialógico, onde, por meio do respeito construído, haverá a valorização das relações e laços dessa comunidade, através de um pensamento formador e inclusivo de comunidade escolar, onde os profissionais observam as crianças e jovens como membros de um todo e vice-versa, ressignificando seus laços de pertencimento com a escola, não mais fomentando uma visão estigmatizante e excludente, principalmente diante dos conflitos escolares.

Essa experiência no ambiente escolar teve início em 2017, quando o Ciranda começou sua atuação na Escola Municipal Anne Frank, sendo que, no ano de 2018, tal experiência se expandiu e se intensificou, com o Programa NÓS de Justiça Restaurativa nas Escolas.

O citado Programa teve seu conteúdo preparado pelo Ciranda, feito a partir de contribuições da Comissão de Justiça Restaurativa do Fórum Permanente do Sistema de Atendimento Socioeducativo de Belo Horizonte e de alguns estudantes da Rede Pública de Ensino de Belo Horizonte.

Além disso, Comitê Gestor do Programa e o Ciranda foram responsáveis pela formação e alinhamento dos tutores que atuarão pelo NÓS, sendo que grande parte desses tutores pertencem ao Ciranda.