No semestre letivo de 2017.2, o Ciranda ofertou pela primeira vez um componente curricular optativo sobre justiça restaurativa na Faculdade de Direito da UFMG. Embora estivesse vinculado ao curso de Direito, a matéria aceitava a matrícula de qualquer estudante da UFMG. Também foram oportunizadas dez vagas para agentes do sistema socioeducativo.

Com a oferta da optativa, pretendeu-se divulgar e familiarizar a justiça restaurativa entre os estudantes e profissionais matriculados. A maioria das aulas romperam com o tradicional modelo expositivo e todas elas foram estruturadas em formato circular. Foram trabalhadas noções gerais de teoria do conflito, mapeamento de conflitos, justiça restaurativa, transformação de conflitos, comunicação não-violenta, processos circulares e conferências restaurativas. Contou com círculos restaurativos simulados, além de círculo de apresentação para outros círculos.

Foi produzido um filme a partir do último encontro da optativa em 2017.2, contando com a filmagem de círculos simulados e de depoimentos comentando a experiência. Em breve o filme será disponibilizado.