O Grupo de Estudos (GE) em Justiça Restaurativa e Processos Circulares foi criado no segundo semestre de 2015. A a cada semestre se foca em trabalhar, de maneira aprofundada, questões teóricas e práticas levantadas por seus participantes.

Desde o primeiro semestre de 2016, o GE passou a ser aberto ao público em geral, não havendo qualquer processo seletivo para participar dele. Dessa maneira, contamos com maior diversidade de participantes: estudantes da UFMG, estudantes externos, professores, advogados, membros do judiciário, membros da comunidade interessada em Justiça Restaurativa; enfim, pessoas de diversos setores, engajadas em diversos saberes, como Filosofia, Psicologia, Direito, Teatro, Pedagogia, etc.

Como funciona o Grupo de Estudos – GE?

Todo semestre, elaboramos um cronograma prévio de encontros quinzenais, contendo os temas e textos (capítulos de livros, artigos científicos, vídeos, filmes, imagens) a serem abordados. Visando maior inclusão, todo encontro teremos necessariamente algum conteúdo acessível em português.

Os textos geralmente são disponibilizados on-line nesta pasta do Dropbox: CLIQUE AQUI .

Sugerimos que todas e todos leiam e/ou assistam o conteúdo previamente ao encontro, pois a intenção é de que lá possamos trazer os pontos que mais nos tocou, os nossos questionamentos, concordâncias e discordâncias. Mas, se não deu tempo de você ler, não tem problema. Você é sempre bem-vinda(o) para contribuir sobre o tema.

Programação

Para saber melhor a programação deste semestre, veja a notícia abaixo:

GE 2018.2 : Justiça Restaurativa e Educação