Rafaella Malta | Post Formats

O Projeto Ciranda UFMG oferecerá, nos meses de setembro e outubro, seu curso de Formação em Justiça Restaurativa. Essa iniciativa chega em um momento de grande expansão da Justiça Restaurativa no país, com sua implantação em tribunais, elaboração de programas da educação pública focados no tema e tantas outras iniciativas. Nesse contexto, buscamos, com o curso, propagar conhecimento sobre Justiça Restaurativa tanto ao público interno a UFMG como ao externo, de forma cuidadosa e crítica, garantindo um aprendizado qualificado e compatível com os princípios norteadores da JR.

Como será o Curso de Justiça Restaurativa?

O curso terá carga horária de 40h e será dividido em cinco unidades de 8 horas. As unidades serão divididas em duas aulas de 4h, com um professor para cada uma dessas aulas. As aulas serão ministradas ao longo de 4 meses, no horário de 8:00 às 17:00. Entre 12h e 13h, haverá um horário de almoço. O local em que o curso será oferecido será a Sala 405 do Edifício Villas-Bôas (prédio da Pós-graduação) da Faculdade de Direito da UFMG, Av. João Pinheiro, 100. Apenas serão certificados alunos com 100% de presença.

Só deve fazer a pré-inscrição quem for a todas as aulas!

Local do curso

O local em que o curso será oferecido será a Sala 405 do Edifício Villas-Bôas (prédio da Pós-graduação) da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG, Av. João Pinheiro, 100.

Quem pode participar do curso?

Qualquer pessoa interessada em Justiça Restaurativa pode participar deste curso.  Apesar de sediado na Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG, ele não é voltado para áreas específicas.

Recomendamos o curso para aqueles que querem iniciar seus estudos em Justiça Restaurativa.

Inscrições no curso

As inscrições serão feitas via Sympla.

 

Considerando que o curso é oferecido por uma Universidade pública que tem por dever institucional promover a difusão e democratização do conhecimento, a equipe do Projeto Ciranda, buscando promover inclusão e solidariedade, decidiu adotar o modelo de corresponsabilização financeira.

A corresponsabilização financeira funciona da seguinte forma: Durante o curso, faculta-se a cada aluno, de acordo com sua disponibilidade financeira, contribuir com valor que considerar adequado para a realização do curso. As contribuições serão feitas de forma espontânea e não identificada, por meio de envelopes distribuídos em cada aula. Após cada aula, os envelopes serão abertos e o valor apurado será publicizado, dando transparência ao procedimento. Esses valores serão utilizados para pagar as horas-aula dos professores (120 h/a). Além disso, almejamos arrecadar bolsas de 400 reais por mês para nossos extensionistas da graduação.

Essa corresponsabilização envolve também o lanche compartilhado.

O Ciranda não dispõe de nenhuma financiamento pro parte da UFMG para realizar o curso. Dependemos exclusivamente das contribuições dos alunos do curso. Por isso, pedimos que, antes de realizar sua inscrição, considere bem sua disponibilidade de contribuir!

Além das vagas pagas, temos 4 também vagas gratuitas para Fumpistas com “carência socioeconômica” (nível 1, 2 e 3), servidores e funcionários terceirizados da Universidade, em cumprimento a Resolução nº 07/2004 do Conselho Universitário.

Se esse for o seu caso ou havendo dúvidas, entre em contato com a gente!

Cronograma do Curso de Justiça Restaurativa

Unidade 1 – Introdução à Justiça Restaurativa  –  14/09/2019

Professores: Fernando Jayme e Mayara de Carvalho

Conteúdo das aulas:

Breve histórico do movimento de Justiça Restaurativa – raízes ancestrais e contemporaneidade. O conceito de Justiça Restaurativa: desafios da limitação conceitual, a construção da abordagem plural e ampla de JR. Princípios da Justiça Restaurativa. A Justiça Restaurativa como mudança paradigmática na realização da Justiça. Normativas nacionais e internacionais sobre Justiça Restaurativa.

Unidade 2 – Teoria do Conflito e Mapeamento de Conflito. 05/10/2019 

Professores: Lucas Jerônimo e Elisa Tamantini

Conteúdo das aulas:

Teoria do conflito e mapeamento de conflitos: noções fundamentais. Aspectos construtivos e destrutivos e os padrões de historicidade do conflito. Técnicas de rapport. Mapeamento de conflitos.

Unidade 3 – Comunicação Não-Violenta  – 09/11/2019 

Professores: Flávia Rezende e Aline Ferreira. 

Conteúdo das aulas:

Noções introdutórias sobre Comunicação Não-Violenta (CNV). A comunicação tradicional e CNV. A CNV como mudança de paradigmas na construção de diálogos. Os diferentes formas de comunicação. Observação sem julgamento. Identificação de necessidades. Identificação de sentimentos. Formulação de pedido ativo. Escuta empática; Aplicação da CNV em situações conflitivas.

Unidade 4 – Metodologias e práticas restaurativas  –  30/11/2019 

Professores: Danielle Arlé e Fernanda Valladares

Conteúdo das aulas:

Conferências Restaurativas e Mediação Vítima-ofensor: características, diferenciações, aplicações práticas e o papel do facilitador em cada uma dessas práticas. Introdução aos Processos Circulares. Etapas dos processos circulares: pré-círculo, círculo e pós-círculo. Perguntas restaurativas. Técnicas autocompositivas da construção de soluções para os conflitos. Elementos e tipologias dos círculos. Rodadas dos círculos. Plano de ação e acordo restaurativo.

Unidade 5 – Vivência de práticas circulares  –  07/12/2019

Professores: Rafaella Malta e Gabriel Batista

Conteúdo das aulas:

Experiência prática dos processos circulares. Oficina de elaboração de roteiros de círculo em dupla ou grupos a partir de casos específicos.

Certificação do curso

O curso é um curso de extensão e será certificado pela Universidade Federal de Minas Gerais como curso na modalidade de “treinamento profissional”.

Garanta sua vaga!

 

Ressalta-se que, por fim, que este curso acontecerá mediante a confirmação de inscrição de quórum mínimo. Caso o quórum não seja atingido, as inscrições serão estornadas.

Para mais informações sobre os professores, fiquem atentos às redes sociais do Ciranda nos próximos dias!